domingo, 16 de junho de 2013

Espanha 2 x 1 Uruguai - Tik Taka Tik Taka

O Jogo mais esperado da Rodada, o embate entre a atual Campeã da Europa e do Mundo e o Campeão da América. Duas seleções que vivem momentos distintos, a Espanha lidera seu grupo nas eliminatórias após um resultado fantástico contra a França em Saint Dennis, enquanto a Celeste tropeça nas eliminatórias sul-americanas com um fraquíssimo quinto lugar após uma vitória sofrida contra a frágil Venezuela.

A Espanha joga em um 4-2-3-1 com Casillas, Aberloa, S.Ramos,  Pique e Alba; Busquets, Xavi (Martínez), Pedro, Fabregas (Cazorla), Iniesta e Roberto Soldado no comando de ataque. Já o Uruguai vem com um 4-2-2-2 rígido com Muslera, Pereira, Godin, Lugano, Martin  Cáceres na linha de trás, com o lateral esquerdo fixo quase como um terceiro zagueiro e Maxi com um pouco mais de liberdade. Perez (Forlan) e Gargano (Lodeiro) são dois leões na frente da zaga. Cristian Rodrigues e Gastón Ramirez (Fernandes) fazendo a meia com Cavani e Suarez isolados na frente.

Começo de jogo aparece com uma Espanha dominante, com o bom e velho Tik-Taka passes para um lado e para outro, cozinhando a defesa Uruguaia. Muitos passes, muitos mesmo, mas diferentemente de outras jornadas que a seleção espanhola apresentava  um jogo enfadonho, dessa vez as triangulações se faziam em uma progressão mais vertical, envolvendo a Celeste que recuava  os 11 jogadores, mas haviam enormes buracos entre os setores. Gargano e Perez jogam muito distantes e os meias não ajudam na recomposição. Detalhe da imagem para a movimentação do ataque espanhol sempre buscando triangulações e a distância dos marcadores uruguaios.  O lance começou com uma arrancada de Alba pela esquerda, corta-luz de Iniesta e bola na trave de Fábregas. 

Outro erro clássico do time celeste que logo que rouba a bola,  a entrega para os Espanhóis que marcam firme no campo de ataque.
O Domínio espanhol  ogo se transformou em vantagem no placar aos 20 minutos em um chute de fora da área de Pedro Rodrigues, o jogador mais agudo do time espanhol. Costumo brincar que o telefone do time da Espanha toca, toca toca e só Pedrito atende.

Com o primeiro gol a Espanha arrefeceu um pouco a marcação convidando o Uruguai para o seu campo, convidando a Celeste a expor sua defesa à talvez um contra-ataque que seria mortal. Esse contra-ataque não demorou pra sair na medida que Busquets encontrou Fábregas solto na intermediária uruguaia que com um passe seco encontrou  Roberto Soldado cara a cara com Muslera que com muita frieza chutou no ângulo de Muslera. 2x0 Espanha.

A chuva engrossou e os Uruguaios começaram a usar um velho expediente do futebol portenho, que deixou o jogo com mais contato, mais pegada e até com mais violência. Cavani acertou Sergio Ramos, Perez acertou Alba, Gargano não largou Fábregas. Tal tática irritou de certa maneira os espanhóis mas não mudou a toada do jogo. Tik-Taka.

No segundo tempo para corrigir o caos defensivo, Oscar Tabárez adiantou a marcação e substituiu Gaston Ramirez que pouco acrescentou para a entrada Álvaro Gonzaléz que teria mais obrigações defensivas pelo lado direito da defesa Uruguaia. Alteração que pouco mudou a dinâmica do jogo já que as triangulações espanholas continuaram funcionando.

Aos 25 minutos Tabárez vai para uma tática Kamikaze ao tirar seus dois cães de caça, Perez e Gargano para colocar dois armadores Lodeiro e Forlán e uma marcação intensa no campo de ataque. Entretanto a Espanha tem mais espaço e mesmo com a pressão uruguaia ela ainda era mais perigosa.

Em um lance completamente isolado, aos 43 minutos do segundo tempo Luizito Suarez bateu uma falta no ângulo de Casillas. Um pouco de emoção nos minutos finais com o Uruguai pressionando a Espanha. Meio irônico esse final de jogo, mas tem sido a tônica da seleção espanhola. 70% de posse de bola,  vitória com vantagem mínima e pressão no final. Mesmo assim venceu quem jogou mais.

Melhor em Campo: Andrés Iniesta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário