terça-feira, 8 de março de 2011

Jogo do Dia (Arsenal e Barcelona). Yes We Can– O Vestibular Gunner

Nessa terça-feira de Carnaval, teremos um dos confrontos mais esperados dessa temporada: Arsenal e Barcelona, partida de volta pelas oitavas de final da UEFA Champions League. Na noite espanhola, fim de tarde aqui no Brasil, muito mais do que a classificação está em jogo principalmente para os Gunners, é uma questão de auto-afirmação. Desde o fim do ciclo do time invencível de Henry, Vieira, Pires, Gilberto Silva e Bergkamp, Arsene Wénger promoveu uma revolução, ao iniciar uma política de revelação de jogadores das categorias de base e contratação de jogadores jovens mas, muito talentosos. Jogadores do calibre de Cesc Fabregas, Theo Walcott e Samir Nascri, exemplificam bem o que tento dizer. Apesar da mudança da espinha dorsal, o futebol continuou o mesmo: ofensivo, de toques rápidos e insinuantes, características marcantes do técnico francês. Entretanto, tamanha juventude tem seu preço, o Arsenal tem se mostrado fraco em momentos decisivos, o time encanta, mas quando chega no momento crítico, os garotos negam fogo. Último exemplo foi derrota na decisão da última Carling Cup contra o modesto Birghminham (2x1).

Nessa terça feira, os londrinos têm pela frente nada mais nada menos que o poderoso Barcelona de Lionel Messi, clube que os destruiu no Camp Nou na última temporada com show do argentino, porém, dessa vez os Gunners tem uma vantagem mínima, podem jogar pelo empate.
Ambos os lados tem problemas, Barcelona vai para o jogo sem sua dupla de zaga titular, Puyol (machucado) e Piqué suspenso, desfalcam o time catalão enquanto no lado inglês, Cesc Fábregas e Van Persie voltam de contusão, ambos longe de sua forma física ideal. Me arrisco a dizer que apesar do mistério, o holandês fica no banco de reservas.
O Desenho do jogo é muito simples, Barcelona agredirá, e o Arsenal se utilizará da velocidade dos seus wingers e da perícia de seus meias em contra-ataques pontuais. Alguns duelos serão importantes, na ofensiva gunner: os laterais do barcelona, extremamente ofensivos terão que lidar com os velozes Nascri e Arshavin, duelo claramente favorável ao time londrino, enquanto a dupla de zaga, provavelmente formada por Busquets e Abidal (2 improvisações) terão que cuidar provavelmente do letal Chamark (para o blogueiro RVP começa do banco de reservas), outro ponto a ser explorado pelo time inglês, enfiadas pelo miolo de zaga. Já na criação, Keita ou Mascherano terão de se preocupar com Fábregas, porém, o hábil Wilshere avançará como elemento surpresa, obrigando Xavi ou Iniesta a se preocuparem um pouco com a marcação, que não é especialidade nem de um nem do outro.
Enquanto do lado da ofensiva catalã, a chave do jogo fica em como marcar os “imarcáveis “. Na última temporada José Mourinho e sua Inter deram a receita. Para parar o Barcelona duas peças tem que ser neutralizadas: Xavi e Messi. Wengér deve sufocar Xavi, o espanhol não pode ter espaço para articular as jogadas, uma marcação por zona/pressão em pacotes de três marcadores deve ser usada. Enquanto Lionel Messi, que flutuará pelo campo inteiro deve ter pelo menos um jogador em seu encalço e um na cobertura. Os dois laterais (Eboué ou Sagna e Clichy) mais o camaronês Song combaterão o Argentino mais frequentemente.
Ataque Arsenal
Provável Arsenal: Szcesny; Eboué(Sagna), Koscielny, Djorou e Clichy; Fábregas, Song, Nascri, Wilshere e Arshavin; Chamarck (Van Persie) 

Ataque Barcelona
Provável Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Busquets, Abidal e Maxwell (Adriano); Keita (Mascherano), Iniesta e Xavi; Pedro, Messi e Villa

Portanto, voltando ao início, para passar de fase o Arsenal deve vencer primeiro seus próprios fantasmas, pois qualidade, habilidade e perícia, o plantel inglês tem de sobra para desbancar o melhor time do mundo, e analisando friamente a provável disposição de ambos, o Arsenal pode sim surpreender em Pleno Camp Nou, passar por sua prova de fogo, seu vestibular e embalar rumo ao inédito título da Copa dos Campeões, assim como ganhar uma moral monstruosa para a fase final da Premier League.
Ass. Matheus Valle

3 comentários: