quarta-feira, 2 de março de 2011

Quase uma Guerra nas Estrelas (Estrelando CBF, Rede Globo e Clube dos 13)

O rumo dessa história entre Clube dos 13, CBF e televisões (Globo e Record) é digno de George Lucas, célebre autor da série Star Wars. Poder, influência, dinheiro, mas muito dinheiro estão em jogo nessa saga. Vamos Começar do Começo, como diriam os mais velhos.
1987, Uma Nova Esperança – O Clube dos 13 nasceu de uma rebelião orquestrada por 13 agremiações no ano de 1987, uma forma de protesto contra os campeonatos inchados e extremamente onerosos que eram promovidos pela CBF. Resultado desse levante foi a Copa União, campeonato organizado pelos clubes, que arrecadaram há época cerca de 6 milhões de dólares que ajudaram a cobrir gastos com viagens e eventos, orçados em U$1.000.000, um dinheirão para época ( em tempos de inflação, Sarney e etc.. esses valores beiravam o absurdo, hoje em dia = a dinheiro de pinga.). O Flamengo sagrou-se campeão do torneio batendo o Atlético nas semi-finais e o Internacional na grande Final, era o quarto título do Rubro Negro, que devido a ruptura não foi devidamente reconhecido pela CBF, que por sua vez propunha uma final entre o Campeão da Copa União e o Campeão do Módulo Amarelo (campeonato composto por clubes da segunda divisão e organizado pela entidade) obviamente, os 13 grandes Clubes não aceitaram tal acordo e a CBF declarou o Sport Recife como campeão Brasileiro daquele ano.

De lá pra cá 24 anos se passaram, o Clube dos 13 deveria ser o embrião da tão sonhada Liga Nacional de Futebol, entretanto, devido à guerra de vaidades entre os presidentes e por pura ganância dos mesmos (todos queriam a maior fatia do bolo nos direitos televisivos), essa meta não saiu do plano das ideias e a entidade não passou de uma intermediária entre os clubes e a televisão (Rede Globo) na negociação dos direitos de imagem do campeonato brasileiro.
2010 – Abril. (Ameaça Fantasma) – Era a eleição do Clube dos 13, após 23 anos de fundação, a entidade estava em relativa crise havia agora uma chapa de oposição ao presidente Fábio Koff, encabeçada pelo ex-presidente do Flamengo Kléber Leite e curiosamente apoiada pela CBF. O objetivo principal desse grupo era simples, transformar o clube dos 13 em uma Liga e entrega-lo de mão beijada a Ricardo Teixeira. Mas por que tal interesse (Óh céus eu me Pergunto?)? A resposta para minha indagação era óbvia, o produto Campeonato Brasileiro que lá em 1987 valia 6 milhões de dólares, em 2010 era orçado em 500 milhões de reais, quem não quer um produto de 500 milhões (até eu que sou mais bobo). Desta feita, através de uma política suja de troca de favores Kleber Leite e a CBF foram angariando seguidores (Botafogo, Vasco, Coritiba e Goiás receberam empréstimos vultuosos da CBF nas vésperas da eleição e Andrés Sanchez – presidente do Corinthians –   foi chefe da delegação da seleção brasileira em diversas oportunidades). Do lado da situação, dois personagens se destacaram na tentativa de reeleger Fábio Koff: Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo e Patrícia Amorim presidenta do Flamengo, ambos foram peças fulcrais nas articulações e ajudaram Koff a se reeleger com 12 (São Paulo, Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Grêmio, Palmeiras, Sport, Guarani, Atlético PR, Portuguesa, Bahia e Fluminense) votos a 8 de Kleber Leite (Botafogo, Corinthians, Coritiba, Goiás, Cruzeiro, Santos, Vasco e Vitória).
Maio, 2010 (O Império Contra-Ataca) – Logo após a eleição de Koff começou a ser articulado um dos maiores golpes da história do futebol brasileiro (isso mesmo que vocês ouviram: GOLPE!!!). Coincidência ou não, após a eleição chega uma mensagem da FIFA sobre o veto do Morumbi como sede da Copa do Mundo de 2014 alegando que o mesmo não tinha condições devido a garantias financeiras, espaço para estacionamento, entre outras desculpas esfarrapadas.  São Paulo teria que construir um novo estádio (outra coincidência, o Corinthians foi o premiado da vez e ganhará um estádio novinho em folha construído em grande parte com dinheiro do estado através de isenções fiscais), sendo que a cidade já conta, além do Morumbi, com o Pacaembu, o Palestra Itália e  o Canindé. Era Juvenal Juvêncio e o São Paulo sofrendo sua primeira retaliação. Pouco tempo depois a dona CBF toma uma decisão polêmica.  Em conjunto com a caixa econômica federal, proclama o São Paulo como Penta Campeão legítimo, logo guardião da Taça das Bolinhas (Premiação criada pela Caixa Econômica Federal, entregue ao primeiro clube a ganhar 5 campeonatos brasileiros). Tal decisão soa como uma provocação ao Flamengo há época rompeu relações com a CBF e com o próprio São Paulo, seu antigo aliado. Ou seja, a base do clube dos 13 foi estremecida.
Fevereiro, 2011 – O Império Contra-Ataca (Parte 2). Chega um momento decisivo, renovação do contrato dos direitos de imagem do Brasileirão, por determinação do CADE, a Rede Globo de televisão perdeu o monopólio e a licitação do campeonato que agora ocorrerá por livre concorrência, lance de mínimo de 500 milhões sendo que a empresa da família Marinho tem um ágio (extinto na última semana de 10%), ou seja, a TV concorrente, para levar os direitos teria que dar um lance mínimo de 600 milhões. Em uma negociação conjunta os clubes poderiam arrecadar nesse leilão cerca de 3 bilhões de reais por 3 anos de contrato, com preços diferenciados para diversas plataformas de comunicação. Estranhamente na véspera da abertura dos envelopes os 8 clubes que um ano atrás votaram em Kleber Leite, juntamente com Flamengo, Grêmio e Palmeiras anunciaram que negociarão separadamente com a televisão, medida totalmente favorável aos interesses da Globo e da CBF. Tal medida é claramente onerosa aos clubes, já que nem todos tem o apelo de Flamengo e Corinthians, os únicos capazes de arrecadar individualmente valores parecidos com o que os mesmos conseguiriam em uma negociação conjunta, por conta da força de ambas as torcidas.  

O resultado dessa história, é que o futebol Brasileiro corre o risco de parar ou até regredir no tempo. Colocar um cabresto e se entregar aos prazeres de Ricardo Teixeira e da Rede Globo de Televisão. Talvez esse seja um caminho sem volta, que nem Luke Skywalker e sua trupe de rebeldes seja capaz de resgatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário