terça-feira, 1 de março de 2011

O Parque de Diversões Catalão

Futebol e Espetáculo ou Futebol Espetáculo, serão as palavras que permearão minha estreia na blogosfera. Falar desse binômio nesse presente insosso, onde o rigor/vigor avança cada vez mais sobre o improviso é uma tarefa um tanto quanto hercúlea se assim posso dizer. Poucos clubes, heróis da resistência praticam a modalidade dos moleques (no melhor sentido da palavra). O Barcelona é aclamado por toda crítica como principal representante dessa classe, seguido pelo Arsenal na Inglaterra e o Santos com sua tradição dos "meninos da vila". Voltando aos catalães, tal escola de toques rápidos, envolventes, ofensividade total foi introduzida por Yohan Cruijff - símbolo do Carrossel Holandês de 1974 - que por sua vez, em sua passagem como técnico do clube realizou um trabalho em todos os segmentos do futebol, desde as categorias de base até o time profissional, que a partir da implantação de sua filosofia ganhou nada mais nada menos que três títulos da Champions League, apresentou ao mundo craques como Ronaldo, Figo, De la Peña, Kluivert, Overmars, Ronaldinho, Rivaldo e por fim Lionel Messi, Xavi e Iniesta.

Assim surgia no futebol espanhol, uma fagulha de magia, um oásis chamado Barcelona. Enquanto grande maioria dos clubes se utilizava do estoico e enrijecido 4-4-2 com jogadores mais físicos do que técnicos – a própria seleção espanhola era/é  conhecida pelo apelido de fúria por conta de seu vigor – o Barcelona atuava/atua à holandesa em um legítimo 4-3-3 extremamente rotativo. Entretanto, todavia, doravante esses detalhes táticos são irrelevantes, o principal legado está na formação\aquisição de craques (dos 11 titulares do time atual – 8 foram formados pelo clube), o principal sustentáculo do atual time do Barcelona comandado por Pepe Guardiola , líder do Campeonato Espanhol (La Liga) com 22 vitórias; 2 empates e apenas 1 derrota; 76 gols marcados e apenas 13 sofridos em incríveis 25 jogos.
O time base conta com Valdés, Dani Alves, Puyol, Piqué, Abidal (Maxwell), Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro, Villa e Messi. Com essa base Guardiola preferencialmente adota 4-2-3-1, que se transforma em 4-3-3 e 4-1-2-1-2 dependendo da necessidade com Davi Villa, Messi, Pedro e Iniesta trocando de posições frequentemente. Tal rotatividade atrelada à um intenso apreço pela pelota rende ao esquadrão azul-grená uma média de 65% de posse de bola por jogo, algo perto do absurdo no futebol de hoje.  Para felicidade do futebol espanhol, a base da atual fúria (que de furiosa só tem o apelido. Uma seleção que joga na batida de um bolero nunca deveria se intitular como fúria - enfim só um pitaco) vem de Barcelona, por consequencia a filosofia foi transferida e os espanhóis venceram merecidamente seu primeiro mundial de seleções.
Por conta de tamanho brilhantismo, sem o mínimo de receio (me perdoem os mais antigos) afirmo que o Barcelona é uma legítima evolução do Carrossel, é um Parque de Diversões Completo – ou simplesmente o melhor time de futebol do MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário