domingo, 20 de março de 2011

Futebol Musical - A Fase Final da UEFA CHAMPIONS LEAGUE


Na última sexta-feira foi realizado o sorteio das quartas-de-final da UCL e o emparelhamento para as fases seguintes: Tottenham e Real Madrid; Shacktar e Barcelona de um lado; Chelsea e Manchester United; Inter e Schalke 04 do outro lado. Nesse post, me permitirei realizar uma análise diferente,  um tanto quanto espirituosa se assim posso dizer. Cada um dos clubes classificados será comparado a uma canção que resume sua jornada, seu atleta destaque ou o que é preciso para chegar ao título.
Confesso que a inspiração dessa brincadeira foi um post muito criativo do Paulo Antunes dos canais ESPN, referente às franquias qualificadas nos playoffs da NFL.
Que os jogos comecem!!
Schalke 04 – Who Wants to Live Forever – Queen.  Além de uma referência musical, uma referência cinematográfica, música eternizada pelo filme Highlander, o guerreiro imortal. A música em questão foi escolhida por conta do comandante do ataque Azul Real, o espanhol Raul . O atacante,  bandeira  do Real Madrid e bandeira do futebol hispânico é o maior artilheiro de todas as competições europeias com 71 gols marcados e estrela solitária do limitado time alemão montado pelo técnico Félix Magath, recentemente demitido. Dado como morto para o futebol, dispensado pelo Real Madrid, o atacante guiou a equipe alemã na fase de grupos bem como nas oitavas nos confrontos contra o Valência.  Assim como a música e como o personagem do filme, Raul  mostrou  pode até estar mais velho, mas sua qualidade continua imortal.

Inter de Milão – TNT – AC/DC. Explosão, a tônica do rock da banda Australiana e um resumo desse time comandado pelo técnico Leonardo.  Formado por uma defesa nitroglicerínica, zagueiros Lúcio e Ranocchia; os laterais Maicon e Chivo, e os volantes Thiago Mota, Cambiasso e Muntari, verdadeiros cães de guarda, destruidores por excelência, dão sustentabilidade ao cerebral Sneidjer, o arco que a todo momento está pronto para lançar as flechas Samuel Eto’o e Goran Pandev. Força física é a tônica desse time, franco favorito no confronto contra o Schalke 04.

Chelsea – Money – Pink Floyd. Dinheiro, mas muito dinheiro é o que define esse time azul, há cerca de cinco temporadas desde que o Russo Roman Abramovich adquiriu o clube, o mesmo gastou, milhões de libras com contratações badaladas a fim de conquistar a Europa, na última janela de transferência, essa tônica foi retomada com a contratação do espanhol Fernando Torres,  em que foram gastos cerca de 50 milhões de libras. O time comandado por Carlo Ancelloti, terceiro colocado no campeonato inglês, chega com um meio campo sólido de Essien, Ramires, Lampard e Malouda, quatro jogadores que atacam e defendem com a mesma eficiência e agora com a chegada de Fernando Torres, Didier Drogba terá um companheiro a altura. O confronto contra o United não tem favorito, mas o time azul fará um jogo duríssimo.

Manchester United -  Welcome to The Jungle – Guns and Roses.  Acostumado a decisões, a equipe de Manchester convidará seu adversário a entrar na selva, literalmente.  Alex Fergunson tem experiência de sobras em jogos decisivos, Wayne Rooney vive um momento iluminado, juntamente com o artilheiro Berbatov.  O time vermelho pode até não ser tão brilhante ou tão caro quanto os azuis, mas eles sabem como conquistar um caneco, sabem como vencer as dificuldades, e o estádio de Old Trafford se transforma em um verdadeiro caldeirão nesses momentos. 

Shacktar – Don’t stop Believin – Journey. A música da zebra, literalmente. O  Shacktar é o azarão nesse confronto contra o Barcelona, talvez o mais desequilibrado das oitavas. Acreditar sempre, manter a fé, jogar essas duas partidas como se fossem as últimas da vida do clube e principalmente, trazer um espírito de Libertadores para a Champions League, transformar a Arena de Donetski em um inferno, apesar do frio Ucraniano, caçar Xavi, Villa e Messi, tarefa difícil; e não desperdiçar as raras oportunidades a serem criadas são as chaves para o time laranja. Uma Missão quase impossível.

Barcelona – Pa’ Bailar – Bajo Fondo. Essse técno-tango sintetiza a proposta de jogo do Barcelona, chamam os adversários para o baile, colocam os mesmos na roda, para depois nocauteá-los. Com média de posse de bola de quase 70% por jogo. Os precisos Xavi e Iniesta, o letal Villa e o gênio Lionel Messi, transformam esse time no franco favorito do confronto  da competição pelo futebol desempenhado.

Real Madrid – Ghostbusters – Ray Parker Jr.  Mais uma dobradinha, música e cinema. Música tema do filme de mesmo nome, a canção sinaliza o objetivo do Real Madrid, espantar/caçar seus próprio fantasma, voltar a vencer uma UCL com seu plantel estrelado. Florentino Perez desde a política Galáctica vem colecionando mais fracassos do que sucessos, eliminações sucessivas para times tecnicamente inferiores, vários treinadores demitidos, jogadores contratados a peso de ouro e revendidos a preço de banana foram a tônica dessas últimas temporadas.  Nesse último ano José Mourinho, atual campeão da UCL foi contratado com o peso e a responsabilidade de recolocar os Merengues no trilho. Dentro das quatro linhas a responsabilidade de desequilibrar fica a cargo do português Cristiano Ronaldo, entretanto a base desse time fica a cargo de alguns coadjuvantes: o meia Ozil, os volantes Khedira e Xabi Alonso, bem como o artilheiro Karin Benzema.

Tottenham – Eye of a Tiger – Survivor – Para bater o Real Madrid os ingleses terão que entrar com o espírito vencedor, olhos de Tigre, tão bem sinalizados na música eternizada pelo filme Rocky – um Lutador. Com um time tecnicamente inferior, os homens de Rednapp, assim como os jogadores do Shacktar contra o Barça, terão, se quiserem conseguir algo mais na competição,  de transformar esses confrontos em uma Guerra. Transpiração terá de reinar sobre a inspiração além de uma obediência tática digna de batalhões do exército, são as chaves para o sucesso da zebra londrina.
ass. Matheus Valle 

Nenhum comentário:

Postar um comentário